Os usuários do seu site consomem conteúdo on-line de maneira diferente do que leem materiais impressos – muitas vezes folheando informações enquanto tentam concluir uma tarefa. Siga estas dicas para melhorar a usabilidade do conteúdo do seu site.
Planeje Seu Conteúdo
Antes de começar a escrever (ou recortar e colar de materiais existentes), passe algum tempo planejando a melhor forma de organizar seu conteúdo. Considerar:
- Seu público principal – Para quem é esse conteúdo?
- Sua(s) tarefa(s) principal(is) – Por que os usuários acessarão esse conteúdo? O que eles vão realizar? (Dica: este deve ser o foco principal / call to action na página)
- Quais informações importantes precisam ser incluídas?
- Onde o novo conteúdo ficará dentro de sua estrutura existente? Qual será a URL?
- Quem gerenciará o conteúdo daqui para frente?
Essa ferramenta de planejamento de conteúdo pode ajudar a organizar seu planejamento.
Dicas de Escrita
Seu conteúdo da web deve ser como uma conversa com seu usuário. Deixe a linguagem mais formal para trás e escreva como você fala.
- Use-nos ou nós para indicar seu departamento/organização e você ou seu para se referir ao seu público.
- Use linguagem ativa (e evite voz passiva)
- Quebre as regras para a escrita formal – Não há problema em usar contrações e fragmentos de frases.
Use uma linguagem clara e simples que todos possam entender. Evite jargões e siglas quando possível.
Tenha cuidado ao usar expressões idiomáticas, metáforas e referências culturais – elas podem não fazer sentido para usuários que falam um idioma principal diferente e para aqueles com diferenças cognitivas.
Use títulos para dividir o texto em seções e tornar o conteúdo mais localizável.
Certifique-se de marcar os títulos corretamente – consulte as estruturas dos títulos.
Evite ter uma longa parede de texto que os usuários não possam folhear, mantendo as informações curtas e diretas.
- Palavras curtas – use palavras mais simples quando possível
- Frases curtas – Divida frases mais longas em duas ou elimine informações desnecessárias
- parágrafos curtos – 2-3 frases no máximo; Não há problema em ter apenas uma frase em um parágrafo
Listas numeradas e com marcadores podem ajudar os usuários a verificar informações rapidamente.
Os marcadores são bons para listar opções.
Use listas numeradas para obter instruções que descrevem as etapas de um processo.
Formatação de texto
Use texto em negrito e colorido com moderação.
Os editores costumam colocar parágrafos inteiros em negrito ou várias seções para destacar as coisas. Isso pode realmente tornar o texto mais difícil de ler. Reescreva seu conteúdo para ficar mais claro.
O texto em letras maiúsculas é mais difícil para os usuários lerem. Todas as letras maiúsculas podem ser usadas nos títulos, mas evite no corpo da cópia.
Os usuários normalmente percorrem a coluna esquerda da página. O texto justificado e centralizado à direita é mais difícil de ler
O texto sublinhado deve ser usado apenas para links.
O texto em itálico é difícil de ler. Use com moderação para títulos de livros e frases curtas (algumas palavras no máximo).
Recursos
Escrevendo para o treinamento na Web (Powerpoint)
Aprenda UX (de UX@UA um grupo de campus focado na experiência do usuário)
Deixando de lado as palavras: escrevendo conteúdo da Web que funciona (livro de Ginny Redish, disponível nas Bibliotecas da UArizona)
Não me faça pensar (livro de Steve Krug, disponível nas Bibliotecas da UArizona)
Escrevendo de forma eficaz na mídia impressa e na web (livro de Rebecca Blakiston, disponível nas Bibliotecas da UArizona)